
LÍNGUA
Língua acompanha a aventura de Beto, um menino que mora no sertão nordestino do Brasil. Quando o último animal de sua pequena fazenda desaparece, o garoto desbrava a caatinga e descobre uma faceta mágica do mundo, conhecendo personagens folclóricos e ajudando-os numa missão muito importante que vai levá-lo a uma jornada híbrida de magia e realidade!
Trailer
A concepção do Língua começou em 2018, mas o seu desenvolvimento começou em 2020. Durante o desenvolvimento precisei assumir muitos papéis, uma vez que a equipe era pequena. Como designer, diretor de áudio, produtor, gestor do projeto, entre outras coisas, precisei garantir que equipe estava trabalhando em harmonia utilizando ferramentas como Trello e Excel, além de fazer reuniões semanais que nos permitiram estar em sincronia durante todo o processo.
Como level designer, precisei criar fases e puzzles que proporcionassem uma curva de aprendizado suave, introduzindo cada mecânica e conceito de forma intuitiva. Isso significou não só passar por um processo demorado de tentativa e erro, mas também supervisionar testes com jogadores, fazendo mudanças de acordo com o seu feedback.
Além dos puzzles também havia o elemento de combate, que exigiu um balanço cuidadoso para garantir que os níveis de dificuldade fossem próximos ao nível de habilidade do jogador até aquele ponto, ao mesmo tempo que oferecendo alguma dificuldade para garantir que o jogo não fosse casual em excesso.


Para a narrativa, os elementos mais importantes eram transmitir a mensagem do jogo para o jogador, oferecendo conhecimento sobre a cultura local sem se tornar educativo demais, e criando um laço emocional com os personagens.
Depois de definir a narrativa principal, criei todos os diálogos de forma que o universo do jogo fosse bem apresentado e a personalidade dos personagens fosse bem retratada. O que colaborou para que isso fosse alcançado foi muita dedicação ao criar sua aparencia física e suas vozes, juntamente com os cenários coloridos e cheios de contexto.
